Cor e Laboratório de Tintas e Materiais

Natureza da cor: cor luz e cor tinta. Cor: tom, matiz e valor. Classificação, construção e harmonia das cores. Pesquisa com pigmentos, produção de tintas, suportes e aplicação de técnicas de pintura e desenho.



Uma das minhas prefeidas, com certeza pelas aulas práticas.
Durante esse curto período foi muito interessante descobrir as cores, as temperas, as técnicas e aplicações.

A primeira das tarefas foi a experiência de luz e cor, onde houve mistura das cores.


Experimento com cor luz

Exercício em grupo: experimente fazer um teste, seguindo as instruções abaixo, usando refletores ou lanternas com as lentes cobertas com papel celofane colorido.
Se iluminarmos um objeto branco com luzes vermelha e verde, obteremos uma luz amarela; se iluminarmos com verde e azul violetado teremos um azul ciano e, se usarmos azul violetado e vermelho, teremos o magenta.
Essas cores resultantes das misturas de luz, amarelo, azul ciano e magenta são as cores primárias de pigmento ou de tinta.
Comente o exercício e documente com 1 imagem jpg.

Minhas Considerações sobre a Experiência.



Experimento com cor luz

A maioria dos artistas reconhece o vermelho, o amarelo e o azul como as três cores primárias. Estas cores primárias são as cores puras que não podem ser criadas pela mistura de nenhuma outra cor. Já essas cores, numa combinação entre elas, podem criar outras cores. Como na foto, mostramos a junção do verde e o azul violetado, vemos que se forma um tom de azul ciano, um azul mais claro.





O resultado foi:

Feedback

Nota100,0 / 100,00
Avaliado emsegunda, 13 outubro 2014, 20:00
Avaliado porProfessora Marcela
Comentários
Ver resumoElisangela, Parabéns pela postagem do primeiro exercício. A finalidade do exercício era obter as cores primárias a partir das seguintes etapas:  vermelho + verde = amarelo verde + azul violetado = azul ciano azul violetado + vermelho = magenta Você chegou ao resultado esperado e demonstrou organização, porém comece a utilizar as normas da ABNT quando fizer a capa Tenho certeza que a experiência foi ótima.... Continue assim.




A segunda Tarefa foram a experimentações com a Tallens - Tempera Guache importada. Essa tinta é bem mais incorpada do que as outras, não é tão fácil manipulá-la quando não se tem muita experiência com tintas (foi o meu caso), tive dificuldades de chgar a cor exata do círculo cromático e das escalas. 
Eis a tarefa pronta:
Círculo e Escalas



A avaliação foi:



Feedback


Nota80,0 / 100,00
Avaliado emsegunda, 10 novembro 2014, 00:05
Comentários do Prof.

  • Professora Marcela - 10 Nov, 00:05
    Elisangela,
    Parabéns pela postagem da tarefa da Semana 2.
    Cabe ressaltar que:
    - Algumas cores do seu círculo cromático ficaram um pouco fora do solicitado. Principalmente os tons azuis. A dica é sempre fazer testes fora do trabalho final, para obter a cor próxima à esperada.
    - A escala monocromática está dentro do esperado.
    - A escala com 2 cores apresentou algumas cores fora do esperado. O lado direito da escala contém cores fora da tonalidade devida. Atenção quanto à diluição da tinta, alguns módulos apresentam a tinta um pouco espessa.
  • Eu  
    EU)  Realmente eu tive dificuldades com a talens... Não consegui diluir a tinta direito. Fiz umas 3 tentativas até chegar nessa que eu enviei. A parte que vai escurecendo é a pior. Mas valeu... abraços.

  • Professora Marcela - 13 Nov, 18:24
    Esse exercício parece fácil, mas não é. Obter os tons certos é muito complexo. Mas o aprendizado valeu a pena, tenho certeza.
 Projeto Pintura Livre com Tallens


Avaliação foi:

Feedback

Nota90,0 / 100,00
Avaliado emdomingo, 9 novembro 2014, 19:50
Avaliado por


A terceira tarefa foram experências com a têmpera a alho. Uma tinta aquarelada feita com o suco do alho e pigmentos liquido. Fiz módulos 5x5, utilizando várias técnicas.

Segue o exercício pronto :

Módulos  5x5.


Obs-  ainda não obtive avaliação.

Pinturas livre tempera alho.



Feedback

Nota90,0 / 100,00  (borboleta) e 85,0 (Mulher)
Avaliado emsábado, 29 novembro 2014, 14:58
Avaliado por

A tarefa quatro foi a pesquisa sobre Pigmentos;
Foi interessante fazer essa pesquisa e descobrir a origem dos pigmentos, além de utilizar a tecnologia powerpoint.
Ainda não recebi avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário